Fiz. Faço. Farei.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Gentes

Há vários tipos de pessoas no Facebook.
Há aquele tipo mete-nojo que não faz mais nada que é publicar fotos e frases no perfil. Tudo o que faz, sítios onde vai, coisas que come, opiniões sobre tudo o que se passa no país e no mundo. É o tipo de gente que não tem nada que fazer na vida, caso contrário não publicariam cenas a todas as horas do dia. Também aqui se incluem, certamente, solteiros e gente com falta de atenção dos parceiros, encalhados e por aí fora. Demasiado tempo livre...
Depois há aqueles mais-ou-menos. Embora gostem de anunciar onde andam e o que fazem de especial, não são incomodativos nem ridículos como os anteriores. Este tipo gosta do sentimento dos gostos e dos comentários dos amigos quando partilha que vai aqui ou acolá. Não se sabe tudo sobre eles, mas um fim-de-semana fora do normal, uma viagem a um sítio novo, uma saída com amigos ou uma comida diferente são sempre objecto de publicação. Estes, apesar de tudo, toleram-se.
E depois há os que têm Facebook só-porque-sim. Por razões de trabalho, por causa da utilidade dos grupos, para ver notícias e, claro, para saber das vidas dos outros tipos, que não se podem queixar destes serem coscuvilheiros porque, afinal, são eles que se escarrapacham nas redes sociais. Este é o tipo que nunca publica nada, nunca partilha nada e cujo perfil não tem nada de novo nem interessante há mais de um ano!
Eu estou ali na linha que separa o segundo tipo do terceiro. O meu perfil é capaz de estar igual há uns três meses. Não altero a foto de perfil desde Novembro. Nunca publico nada quando passeio, não partilho onde é que ando nem mesmo se sair do país. Às vezes, muito raramente, publico uma foto já tirada há muito tempo mas sempre sem legendas nem localizações. E quando alguma música me toca em particular, se estiver bem-disposta nesse dia, sou capaz de a partilhar no perfil. De resto, não faço mais nada a não ser jogar Candy Crush, ler notícias, seguir imensas páginas de coisas diferentes, ver infografias e vídeos, atacar-me de rir com as coisas que outras pessoas publicam e já está.
E vocês, de que tipo são?

2 comentários:

Jude disse...

Eu sou do tipo mais ou menos :) Vou publicando algumas coisas, mas há coisa que partilho apenas com os amigos num grupo fechado que criámos só para partilhar coisas entre nós, uma vez que estamos todos longe uns dos outros.
Mas também vejo a maior utilidade do facebook precisamente por poder seguir páginas e eventos ou mesmo pertencer a grupos de partilha de informações que me dão jeito.

FME disse...

Eu sou "mais-ou-menos".