Fiz. Faço. Farei.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

# vinte e três - ERASMUS UAH

Protecção de sapatos, gorro, máscara, bata e luvas. Depois disto, estou pronta para começar a minha tarefa de hoje, que se vai desenrolar na cabina de preparação de citostáticos.
Prooonto, infelizmente só vou estar a observar. É a enfermeira C. que vai fazer tudo, eu nem sequer posso mesmo que queira muito... Trabalhar com estes químicos tem muitos perigos, sendo necessários todos os cuidados e a prática de quem já faz isto há mais de 15 anos. De qualquer modo, gosto de estar deste lado, nem que seja só a ver - porque a ver (não apenas a olhar!) também se pode aprender muito.
A manhã passou a voar e tirei muitos apontamentos. Agora, claro, tenho de ir procurar o que são alguns destes produtos porque há deles que me são totalmente desconhecidos. O arsenal de medicamentos antineoplásicos e biológicos é enorme.
Os biológicos também se preparam nesta cabina, e basicamente consistem em anticorpos (e não só!) produzidos pela Indústria Farmacêutica e que são úteis para o cancro e outras doenças como artrite reumatóide, doença de Crohn ou psoríase.

Sem comentários: