Fiz. Faço. Farei.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

# dez - ERASMUS UAH

Primeiro dia de estágio no serviço de Farmácia Hospitalar.
Começamos por ter uma "aula" sobre gestão. É a chefe do serviço, la jefa, que nos fala deste tema, sobre o qual estamos a manhã toda a discutir. É ela quem trata de toda a gestão dentro da farmácia, desde quantidades que se compram, que tipo de medicamentos se compram, quais os factores que fazem optar por uns e não por outros, tudo isso.
A área da gestão económica é das que me diz menos respeito. Não gosto da parte económica, não gosto de avaliar compras, preços, ofertas e descontos nem muito menos gosto da vertente comercial. Mas ela existe no meio farmacêutico e é tão importante como outra qualquer e, por isso, temos de a aprender.
Esta semana e a próxima é nesta secção do serviço que vou estar. As minhas rotações são feitas de duas em duas semanas e vou trabalhar com esta farmacêutica durante os próximos dias. Com ela e com a D. e o P., dois dos colegas estagiários.
Estivemos a fazer exercícios práticos e, já depois das 11h, fizemos a pausa para comer. Sentia-me a desfalecer. Não estou habituada a estar muuuitas horas sem comer, e isso nem sequer é saudável. Aqui parece que as pessoas não comem... Devem tomar o pequeno almoço em casa, tomam um café a meio da manhã e depois "almoçam" quando despegam, quase às quatro da tarde. Não gosto nada destes horários mas não sei se vai ser assim sempre.
Entretanto, e até ao fim do dia, andámos pelo serviço a ver o que as pessoas fazem. Estivemos a acompanhar a saída dos medicamentos para os doentes das camas, a ver como funciona o robot de dispensação, entre outras tarefas observacionais.

Sem comentários: